sexta-feira, 4 de novembro de 2011

São Paulo no 3-5-2

Olá amigo tricolor.
Venho hoje falar sobre um esquema tático bem conhecido do torcedor tricolor, o 3-5-2, apesar de parecer um esquema defensivo por incluir um zagueiro no time, se armado de maneira correta é mais ofensivo que o 4-4-2, mas para isso é necessário jogadores com características específicas.
1- Laterais de qualidade ofensiva, muita velocidade, e inteligência tática para saber que não podem atacar ao mesmo tempo, se um vai o outro fica.
2- Volantes com qualidade de chegada, bom passe e lançamento.
3 -Entrosamento da zaga em relação a posicionamento da linha de impedimento.
4- Técnico que tenha muito conhecimento tático.
5- O mais difícil hoje em dia, comprometimento do jogador.
O São Paulo nesses últimos anos foi muito vitorioso nesse esquema, porém apesar de Campeão Mundial e Brasileiro, todos os técnicos inclusive o Murici tentaram acabar com ele e implantar o 4-4-2, porém sem muito sucesso.
Desde 2009 o São Paulo não ganha um título, durante esse tempo, Ricardo Gomes e Carpegiane modificaram muito a equipe entre 3-5-2 e 4-4-2 principalmente, e Adilson Batista apenas no 4-4-2. Apesar de chegar na Semifinal da Libertadores uma posição muito honrosa, ainda é pouco para nós tricolores, acostumados a grandes títulos.
O novo técnico Leão está apostando nessa formação, e ele conhece muito bem, pois foi Campeão Paulista assim.
Eu particularmente gosto do 3-5-2, pois temos jogadores para isso, e temos um treinador muito bom, exigente com o elenco e entende muito de tática de jogo.
O meu time teria, Rogério Ceni, Jean (tem mais qualidade ofensiva que o Pires), Rhodolfo, João Filipe e Xandão (ou qualquer outro reserva, pois todos são do mesmo nível) e Juan (apesar de não estar jogando bem, no apoio ao ataque ele pode ser útil, tem que aprender a cruzar rsrs), Casemiro (seja mais humilde, que vc joga muita bola)  e Denílson (justiça feita, Paraíba estar jogando muita bola, mas é inferior tecnicamente na minha opinião) Lucas, Dagoberto e L. Fabiano.
Esse time poderia mudar no segundo tempo dependendo da situação para 4-4-2, tirando um zagueiro e colocando o Rivaldo ou Cícero, e segurando os laterais.
Dê sua opinião, você é muito importante para esse blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário